O que é a febre?
Enquanto a temperatura corporal normal é de cerca de 37º C, geralmente considera-se como febre qualquer leitura acima dos 38º C. A febre é um sinal de que o seu filho pode estar a lutar contra uma infeção. O aumento da temperatura ajuda o sistema imunitário a livrar-se da infeção, tornando difícil a sobrevivência de vírus e bactérias.
A temperatura das crianças também pode aumentar por outras razões, incluindo o nascimento dos dentes, após a vacinação ou se sobreaquecerem devido ao excesso de roupa de cama ou vestuário. O controlo rigoroso é chave - assim saberá se o aumento da temperatura é resultado de o seu filho estar aconchegado demasiado apertado.
Quais são os sinais típicos de febre?
Pode saber se o seu filho tem febre tocando-lhe na testa e tirando-lhe a temperatura com um termómetro. No entanto, uma temperatura superior à normal não é o único sinal.
Se uma criança tiver febre, pode também apresentar sintomas como:
- Irritabilidade
- Apresentar-se quente e corado
- Calafrios incontroláveis
- Sentir-se mal
- Vómito súbito.
Quando é que me devo preocupar com a febre?
Embora a febre nem sempre indique uma doença grave, deve sempre consultar o seu médico se:
- o seu bebé tem menos de três meses e uma febre acima dos 38°C.
- o seu filho está imunocomprometido (tem um sistema imunitário enfraquecido) devido a uma condição médica ou tratamento médico e tem uma febre acima dos 38°C, mesmo que não tenha outros sintomas.
As restantes crianças, devem ser consultadas por um médico caso a sua temperatura seja superior a 38°C e se apresentarem algum dos seguintes sintomas:
- pescoço rígido ou sensibilidade à luz
- vomitar e recusar-se a beber
- erupção cutânea
- mais sonolento do que o habitual
- problemas com a respiração
- dor que não melhora com medicação de alívio da dor.
Leve o seu filho a um médico, se ele:
- tiver febre acima dos 40°C, mas não apresentar outros sintomas
- apresenta febre há mais de dois dias
- parecer estar a ficar mais indisposto.
Como aliviar a febre
Naturalmente, quererá fazer do conforto uma prioridade quando o seu filho tiver febre, e evitar a desidratação é importante. Ao longo do dia, e durante quaisquer períodos de agitação à noite, dê ao seu filho pequenas quantidades de água, para ajudar a mantê-lo hidratado.
Também pode querer experimentar um analgésico de venda livre concebido especificamente para crianças. Nurofen* contém ibuprofeno, que alivia a dor e pode ajudar a reduzir a febre por até 8 horas.