1. Como funciona o ibuprofeno?
O Ibuprofeno impede o organismo de produzir grandes quantidades de prostaglandinas quando tem uma doença ou uma lesão.
As prostaglandinas são substâncias químicas naturais que são libertadas no organismo quando está doente ou tem uma lesão. Quando as prostaglandinas são libertadas, tornam os nervos circundantes mais sensíveis à dor - o que ajuda o corpo a perceber que algo não está bem. Assim, quando passa a sua mão em algo afiado, por exemplo, os nervos próximos informam o cérebro, que rapidamente envia uma mensagem de que a sua mão está a doer.
As prostaglandinas fazem com que os tecidos fiquem inflamados e inchados. São uma das razões pelas quais a garganta incha quando fica doente, e sente o nariz entupido quando está constipado. As prostaglandinas são também uma das razões pelas quais quando torce o tornozelo, fica com essa área inchada e inflamada.
Uma vez que o ibuprofeno bloqueia a produção de prostaglandinas, atua na origem da dor para ajudá-lo a aliviar a dor e a reduzir a inflamação.
2. Quais são os diferentes tipos de ibuprofeno disponíveis?
O ibuprofeno existe numa variedade de formulações diferentes. As duas mais comuns são as formulações orais que podem ser tomadas com ou sem água e as formulações tópicas que são aplicadas sobre a pele.
Ibuprofeno oral – comprimidos ou cápsulas, podem ser tomados com água. Depois de tomar um comprimido de ibuprofeno, este vai para o estômago onde começa a dissolver-se. Como o comprimido se dissolve, o ibuprofeno é libertado. É então absorvido pela corrente sanguínea, através da parede do estômago. Existem ainda cápsulas mastigáveis sem necessidade de água.
Nos últimos anos, têm sido desenvolvidos novos tipos de ibuprofeno. Por exemplo, o ibuprofeno sódico ou lisinato de ibuprofeno – sais de ibuprofeno que são absorvidos mais rapidamente.
Após o ibuprofeno ser absorvido pela corrente sanguínea, começa a bloquear a libertação das prostaglandinas, o que ajuda a reduzir a dor e inflamação.
Para as crianças com menos de 7 anos, as cápsulas mastigáveis, os comprimidos e as cápsulas não mastigáveis não são adequados. Neste caso, está disponível Nurofen Suspensão Oral 20mg/ml a partir dos 3 meses de idade.
3. Para que é usado o ibuprofeno?
Nas opções sem necessidade de prescrição médica, o ibuprofeno é usado para proporcionar alívio temporário da dor e/ou inflamação nas seguintes situações:
- Dores de cabeça (por exemplo, enxaquecas, dores de cabeça tensionais)
- Dores musculares (por exemplo, entorses e distensões, lesões desportivas)
- Febre
- Sintomas de gripes e constipações
- Dores menstruais
- Dores nas costas
- Dores de dentes
- Dor nas articulações (ex: artrite)
4. A história do ibuprofeno
O Ibuprofeno foi desenvolvido e descoberto na década de 1950 pela Boots Company no Reino Unido (agora propriedade da Reckitt Benckiser). Os líderes da equipa foram o Dr. Stewart Adams e os seus colegas John Nicholson e Colin Burrows.
Hoje, o ibuprofeno é um medicamento sem necessidade de prescrição médica e usado por milhões de pessoas para aliviar a dor e a febre, e é ainda amplamente usado para controlar a dor associada com a artrite reumatóide e a osteoartrite.
5. O que são os AINEs?
Os AINEs (abreviação para os medicamentos anti-inflamatórias não esteroides) ajudam a aliviar a dor e reduzir a inflamação, bloqueando a produção de químicos no organismo que causam a dor chamados prostaglandinas.
Existem muitos tipos de AINEs disponíveis tanto em parafarmácias, como em farmácias. AINEs sem necessidade de prescrição médica incluem ácido acetilsalicílico, diclofenac, naproxeno e ibuprofeno.
Outros AINEs mais fortes estão disponíveis com prescrição médica.
6. Precauções
Não tome ibuprofeno:
- Se tem uma úlcera no estômago ou outros distúrbios gástricos, renais ou cardíacos.
- Se é alérgico ao ibuprofeno, ao ácido acetilsalicílico ou a outros medicamentos anti-inflamatórios. Se tiver uma reação alérgica, pare de tomar ibuprofeno e fale com o seu médico imediatamente.
- Durante os primeiros 6 meses de gravidez, exceto se aconselhado pelo seu médico. Não use de todo durante os últimos 3 meses de gravidez.
7. Sobredosagem de ibuprofeno
Não exceder a dose indicada. Não administrar Nurofen a bebés com menos de 3 meses de idade.
Se acha que pode ter tomado uma dose excessiva de ibuprofeno, contacte imediatamente o seu médico.
A dose diária máxima recomendada de ibuprofeno é:
- 1200 mg / dia para adultos e crianças com mais de 12 anos